sábado, 10 de dezembro de 2011

Projeto Meio Ambiente

Turno: Vespertino
Turma: 03 anos
Professora: Lucinéia
Pedagoga: Rosiana Fábia Lopes
Gestora: Fabiana S.F.Ferraz

OBJETIVO(S)

Geral
Despertar o conhecimento nos alunos, sobre os seres vivos, identificando as espécies utilizando o conhecimento prévio, para que eles possam desenvolver a linguagem oral e escrita ampliando seu repertório, com atividades de escrita e cartaz, recorte e colagem e outros que iram possibilitar o desenvolvimento do ensino e aprendizado,  observando os animais e vegetais que eles conhecem ou não e conscientizar os mesmo sobre os cuidados com a saúde

Específicos
v  Conhecer os seres vivos e suas características e diferenças entre si;
v  Identificar os animais domésticos, utilizando os conhecimentos prévios;
v  Desenvolver a linguagem oral e escrita.
v  Estudar e conhecer a classificação dos seres vivos e a importância da preservação para que não haja riscos para os animais e plantas.
v  Conhecer a classificação dos seres vivos.
v  Identificar e conhecer os animais selvagens.
v  Conhecer a diversidade de animais na natureza.

Conteúdos
v  Os seres vivos;
v  Leitura da história o crocodilo inteligente, Cuidando das plantinhas, a sementinha e outros.
v  Conhecendo vários tipos e nomes de animais e plantas;
v  Classificação dos animais em: terrestres aquáticos e que voam;
v  Confecção de cartaz
v  DVD, Rio e Polegarzinha.
v  Músicas
 
Procedimentos metodológicos
v  Roda de conversa:
v  Momento apresentação do texto a turma.
v  Após a leitura, serão realizados vários questionários sobre a história e reconto de história.
v  Cantar uma música para descontração
v  Procurar em revistas, jornais figuras de animais e confeccionar um cartaz
v  Será realizado um cartaz com plantas de recorte e colagem;
v  Ilustração livre, onde os alunos desenharão o animal que eles têm em casa ou tipo de planta;
v  Fazer experiência plantando uma sementinha em um copo descartável
v  Plantas que servem para a nossa alimentação;
v  Os cuidados que devemos ter ao cuidar dos animais e as plantas;
 
Experimento:
Serão oferecidas as crianças um momento para que possa plantar uma sementinha de girassol, para que eles regem e acompanhe o seu crescimento por três semanas.
v  Plantando a sementinha.
v  Regando a sementinha.
v  Música descontração do semeador.
v  Após três semanas as crianças levarão a sementinha para casa.

Recursos didáticos
v  Música
v  Quadro negro
v  Papel ofício,
v  Lápis de cor,
v  Giz
v  Livros e revistas
v  Lápis,
v  Pátio
v  Gravuras
v  Cola
 
Avaliação
Serão observadas as contribuições e desempenho individuais e coletivos dos alunos nas atividades realizadas em sala de aula. Neste momento serão observados se os objetivos foram alcançados, através de uma roda de conversa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário