quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Caracterização do CEIM

Através de uma pesquisa realizada no ano de 1994 por alguns moradores da comunidade onde hoje está inserida, percebeu-se que havia a carência de uma pré-escola. A comunidade solicitou à Prefeitura Municipal, na Gestão do Prefeito José Carlos Elias, que prontamente atendeu a solicitação, encaminhando à Câmara Municipal para aprovação dos vereadores. O Projeto de fundação da abertura da escola com o ato de criação do decreto nº 0113/95 de 08/03/95, onde o Prefeito no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista que consta no processo nº 01430/95 de 07/02/95, decreta:

Art.1º- Fica criado o Jardim de Infância situado no Bairro Linhares V, nesta cidade, com a denominação de Jardim de Infância “José Elias”.

Art.2º- Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

No decreto nº 0350/2000 de 10/10/2000 dispõe sobre mudanças de nomenclatura de escola, e dá em outras providências:

No processo nº 010249/2000 de 05/09/2000, decreta:

Art.1º- Ficam denominadas as creches e jardins de Novo Regimento Comum de rede Municipal de Ensino.

Art.2º- As Creches e Jardins passam a receber a seguinte nomenclatura:

Jardim de Infância “José Elias” passa a denominar-se CEIM “José Elias”.

Recebeu o nome em homenagem ao pai do Prefeito na época de sua fundação, o então Prefeito Jose Carlos Elias. Nosso Ceim então pertence à rede municipal, localizada em um prédio alugado pela prefeitura, na Rua D2 Q14 Casa 11 e 12 no Bairro Linhares V, próximo ao posto da Polícia Interativa e situada a aproximadamente 7Km do centro da cidade de Linhares. A instituição está inserida em uma comunidade formada por família de baixa renda, a maioria é composta por trabalhadores rurais, domésticas, alguns trabalham no comércio, outras em fábricas de móveis, e um número considerável encontram-se desempregado. Esta escola foi fundada com a intenção de criar condições que garantisse o desenvolvimento de capacidades e a aprendizagem de conteúdos necessário à vida em sociedade, oferecendo instrumentos que permitissem a compreensão da realidade, favorecendo a participação dos alunos em relações sociais, afetivas e políticas cada vez mais amplas. Esta instituição encontra-se caracterizada fisicamente com 05 salas de aula, 01 cozinha, 01 despensa, 01 secretaria, 01 sala de professores, 01 sala de vídeo, 03 banheiros (sendo uma para os funcionários e dois para os alunos), 01 pátio interno e 01 pátio externo. Sua clientela é oriunda de classe baixa, do bairro onde a escola está inserida e dos bairros vizinhos.

A escola atendia crianças de 03 a 06 anos, sendo distribuídas da seguinte forma: 01 sala para 03 anos, 03 salas para 04 anos, 03 salas para 05 anos e 03 salas de 06 anos. Atendia no horário parcial nos turnos matutino com 118 alunos e no turno vespertino com 124 alunos, totalizando 242 alunos. A escola atendia a essa faixa etária para suprir as necessidades de oferta da comunidade, sendo que variava a cada ano, pois primeiramente dava-se prioridade às crianças com maior idade em escala decrescente Observava-se que a organização desse CEIM é propícia para o desenvolvimento das tarefas e para o alcance profissional, pois há harmonia, respeito e responsabilidade em todos os setores.

CARACTERIZAÇÃO DO NOVO CEIM “José Elias”
No ano de 2008, surgiu a necessidade de se construir uma escola maior, para acolher as crianças do bairro, pois o mesmo crescia dia a dia. Os moradores reivindicaram essa construção e juntamente com o prefeito da época conseguiram que fosse aprovado o pedido. O bairro Linhares V é formado por pessoas de classe média baixa, que recebe com freqüência trabalhadores que vem de outras cidades. A Secretaria Municipal de Educação procurou atender a demanda do bairro e resolveu fazer a junção dos dois CEIM existentes. O CEIM “Passo a Passo” que funcionava em horário Integral recebendo crianças de 01 a 05 anos e o CEIM “José Elias”, que atendia em horário Parcial crianças de 02 a 05 anos. Para que este projeto chegasse com êxito ao final, foi preciso contar com a compreensão e ajuda de toda comunidade do Bairro Linhares V, de toda equipe da Secretaria Municipal de Educação e todos os funcionários das duas escolas.

Finalmente no dia 29 de março de 2010 às 19h, aconteceu a inauguração do Novo CEIM “José Elias”. O novo prédio fica na Avenida Aurora Nunes de Oliveira s/n. É uma construção moderna construída em uma área muito grande. A estrutura física são de 3 andares. Temos 12 salas de aula, 01 biblioteca, 01 videoteca, 03 salas de oficinas, 01 brinquedoteca, 01 sala de repouso, 04 banheiros com vários vasos, pias e chuveiros, 04 banheiros para cadeirantes, 01 amplo refeitório, 01 cozinha, 01 lavanderia, 01 secretaria, 01 sala de coordenação, 01 sala de supervisão, 01 sala de direção, 01 sala de professores com arquivo próprio, 01 sala para reuniões, 01 auditório, 01 sala de mecanografia, 02 banheiros na parte administrativa, 02 banheiros para os funcionários, 01 sala para material de limpeza e duas áreas internas amplas. Estas partes estão localizadas no 2º e 3º piso. No 1º piso, temos 04 salas de Berçários, 02 banheiros, 01 área externa com vários brinquedos. 

O Ceim “José Elias” foi projetado para atender às crianças portadoras de necessidades especiais. Temos rampas de acesso tanto na parte externa quanto na parte interna da escola. Contamos com uma equipe de 01 diretor, 02 pedagogas, 03 coordenadoras,  52 professores, 03 secretárias, 05 estagiários de secretaria, 03 estagiários para atender às crianças portadoras de necessidades especiais e 23 serventes. Estamos atendendo a uma demanda de 362 alunos. O Bairro Linhares V vem crescendo com muita rapidez, logo o Novo Ceim veio para atender da melhor maneira possível às necessidades vigentes do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário