quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Projeto Ginga Linhares - Capoeira Pedagógica

Cordenação: Diego Regis Conceição Moreira

1.  IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: “Capoeira Pedagógica”
2.  PÚBLICO ALVO: Alunos de 04 a 100 anos
3.  PERÍODO: Todo ano letivo no Estabelecimentode Ensino Ceim José Elias.SEGUNDAS E QUARTAS DAS 18h30min ÀS 20h30min.
4.  RESPONSÁVEIS: Professor :instrutor  de capoeira Diego Regis Conceição Moreira

5.  Introdução
A educação é o caminhopara a transformação da sociedade. Acredito que com o desenvolvimento de uma proposta pedagógica e lúdica que valorize o respeito a diversidade étnico-racial, cultural e social de cada indivíduo, cada criança vai encontrar o equilíbrio entre o real e o imaginário. Com isso, ela (a criança) vai alimentando sua formação interior, para então se descobrir comoum agente formador e reprodutor da cultura e do saber."

Segundo ROSSINE (2003, p.16) citado por ROCHA (2007), se o ser humano não está bem afetivamente, sua ação como ser social estará comprometida, sem expressão, sem força, sem vitalidade. Isto vale para qualquer área da afetividade humana, independentemente de idade, sexo ou cultura. O afeto é uma energia necessária para que a criança construa o conhecimento com mais prazer e motivação.

A indisciplina por sua vez é definida por ROCHA (2007), como:

"A indisciplina das crianças, está cada vez mais freqüente, tanto na sala de aula quanto na escola como um todo, ela manifesta-se por meio do desrespeito, intransigências e do não cumprimento dos acordos firmados entre professores e alunos, ou mesmo entre pais e filhos".

As crianças devem e precisam aderir às regras criadas na escola e em casa, são os professores e os pais que juntamente com as crianças, devem executar as regras estabelecidas aos alunos.

Precisa-se deixar claro o que eles podem e ou não podem fazer, cabe ao professor, controlar os alunos no sentido do não cumprimento das regras, pois uma vez desrespeitada, a mesma não terá mais o mesmo objetivo.

Assim, segundo MOREIRA (2007):

"A capoeira, essa arte de origem controversa e que ainda desperta muita polêmica, emergiu no bojo das camadas populares e adentra as instituições públicas e privadas de forma arrebatadora e efusiva, sendo capaz de um pouco mais de quatrocentos anos de trajetória estar presente na maior parte das escolas, clubes, universidades, academias, dentre outros, se firmando com força em vários países do mundo, força esta, que ora estamos precisando verificar os interesses ideológicos que estão sendo defendidos nas entrelinhas de sua expansão pelo mundo (...). A partir da análise deste contexto acima, fica fácil compreender o tamanho do "desafio" e das transformações, que foram necessárias para enquadrar a capoeira na lógica escolar, pois a capoeira historicamente foi também símbolo de contestação da lógica vigente e sua fundamentação filosófica, centra-se em uma simbologia que extrapola o conceito de educação escolar, ratificando o verdadeiro conceito de educação, que não estabelecem fronteiras, nem limites para as relações de ensino-aprendizagem".

Ainda segundo MOREIRA (2007),

"As transformações sofridas no processo de ensino da capoeira iniciariam a aproximação da mesma no ambiente escolar, favorecendo seu reconhecimento e ampliando suas perspectivas com vista a se firmar como ferramenta pedagógica no processo educativo".

Nesta perspectiva, no Brasil por volta do final dos anos 70 e início da década de 80, tivemos um grande crescimento no número de instituições de ensino da capoeira, fato este que contribuiu muito para a pulverização da capoeira em escolas, universidades e creches, acrescentando a estes ambientes de trato com o conhecimento um toque da cultura e inúmeras possibilidades de intervenção no que se refere à atividade física, que acabam sendo respaldadas por leis e sugerida por diversos instrumentos informativos que orientam a educação escolar, como por exemplos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

"Hoje com a lei 10.639/03 que institui o ensino de assuntos e historia da África nos currículos escolares, a capoeira pode ganhar maior força para ser reconhecida como conteúdo riquíssimo para o acervo cultural do aluno, desenvolvendo não somente os aspectos motor, mas também o cognitivo e afetivo-social." (NATIVIDADE,2005).

6.OBJETIVO  GERAL
·   Analisar as condições de utilização da capoeira como fator de integração social, do desenvolvimento da consciência do cidadão e a elevação da auto-estima.

 7.ESPECÍFICOS
·  Praticar e difundir a capoeira enquanto manifestação folclórica, atividade artística, exercício corporal pra melhoria e manutenção da saúde, condicionamento físico, elemento de interação e educação;
·  Universalizar da cultura Afro-brasileira;
·   Melhorar de comportamento familiar e escolar: suspensão de treinos em caso de não preenchimento destes requisitos;
·   Valorizar a cultura local em todo seguimento;
·   Afastar o aluno da ociosidade impedindo que os mesmos tenham contato com drogas;
·  Aumentar da qualidade de vida: esporte gera saúde e economia com recuperação de doentes;
·  Vivenciar a capoeira enquanto luta, desprezando seu contato físico que gere violência e possa causar danos a integridade física do próximo;
·  Exercitar cânticos, movimentos e toques instrumentais da capoeira angola e capoeira regional;
·   Demonstrar criatividade nas exposições individuais e em grupos;
·  Demonstrar autoconfiança e cooperação durante as atividades;
·  Estudar o processo histórico da capoeira desde a sua criação ate os dias atuais;
·  Produzir apresentações que envolvam todo histórico da capoeira;
·  Despertar no aluno o gosto por músicas regionais.

8. REFERENCIAL TEÓRICO
De acordo com a revista TV Escola, edição junho de 2004, onde a educadora, Heronita Silva Passo, diretora da escola Estadual Maria Anita, cita que "a escola funciona apenas como formadora educacional. O nosso papel é muito mais amplo e passa necessariamente pela visão que temos da comunidade". Nesta perspectiva a visão realista vivida por várias escolas é a falta de disciplina a qual está ligada à defasagem da aprendizagem de um indivíduo.

Partindo do termo cultura, será apresentado um trabalho que valoriza uma etnia que há muito tempo, teve seu direito de liberdade escravizado e que através da capoeira deu seus passos para a liberdade. Vale lembrar que durante o regime escravocrata, a capoeira era uma maneira violenta de se manifestar, hoje a realidade é outra, com o progresso de evolução da sociedade a capoeira tomou rumos de inclusão (TRAVASSOS, 1996). Por esses e por outros motivos a capoeira pode sim ser um forte instrumento cultural e pedagógico para se trabalhar a disciplina na escola.

O trabalho pedagógico com a capoeira deve desvalorizar a agressividade. Nesta perspectiva ao ensinar pedagogicamente a capoeira, demonstrar-se-á que a prática e realizada com confiança recíproca e com a colaboração com o parceiro de jogo.

"E notório a influencia da música, no estado de humor das pessoas, basta lembrar a tristeza dos toques de silêncio, a ternura da ave-maria, a agitação do olodum e dos trios elétricos, os movimentos suaves do balé no lago dos cisnes (...). Portanto se a música pode alterar o estado de ânimo e as suas manifestações motoras estáticas e dinâmicas, forçosamente teremos que concluir que o andamento, ritmo, palmas e cantos também modificam o comportamento dos capoeiristas durante o jogo". (FILHO 2001).

Através do ensino da capoeira, pode-se apresentar uma oportunidade para a integração interdisciplinar entre diferentes conteúdos curriculares como: História, Educação Física, Geografia, Física, Artes Plásticas, Musicas e outros atendendo ao artigo 26 Parágrafos 1º, 2º, 3º e 4º da LDB. E ainda resgatando a cultura afro-brasileira, mobilizando os setores de esporte, turismo, meio ambiente, saúde, segurança e principalmente norteia o trabalho com a indisciplina, uma realidade vivida por várias escolas da rede municipal, estadual e particular.

Seria impossível falar dos aspectos pedagógicos da capoeira, sem abordar os benefícios físicos e psicoterapêutico que ele traz.Para (FILHO, 2001)

"a capoeira por seus atributos é rica em movimentos envolvendo alongamentos, relaxamentos, contrações isométricas e isotônicas, num prazer de balanço ritmo melódico e o envolvimento dos 03 aspectos do SER ( corpo, alma e espírito), ativação sensorial e motora das vias de condução interneuronais e dos centros de controle celebrais e espinhais.Desenvolvem a visão periférica aprimorando o sentido da localização espacial, permitindo a elaboração de sistemas de capacitação física, individuais ou coletivas, seguros ajustáveis às condições individuais de cada praticante (desde que acompanhado por um profissional competente). Com isso a capoeira modifica o estado de consciência, abolindo os bloqueios; conscientes e subconscientes ou inconscientes, bem como o estresse".

A prática do jogo de capoeira, por ser este uma coreografia dialética simulando e dissimulando intenção ou condição de perigos. Incorporando os reflexos defensivos e a autoconfiança. Banindo os bloqueios nervosos, que paralisam os mecanismos de auto-preservação, pela certeza de que estamos apenas brincando, dramatizando ou simulando em segurança uma condição de perigo, lentamente apresentada e da qual sabemos previamente que podemos escapar por meio de uma simples esquiva. Elimina-se assim o medo e a timidez que são substituídos pela espontaneidade, extroversão e alegria. (FILHO, 2001).

9. JUSTIFICATIVA
A dança da capoeira faz parte da história do nosso país. Na época da escravidão os negros através da dança e instrumentos musicais realizavam movimentos livres onde aos olhos dos senhores, era considerada vadiação dos angolanos, uma vez que a brincadeira era advinda de Angola.

Até 1930 a capoeira foi proibida, Manoel dos Reis, o mestre Bimba foi a chave da legalidade deste movimento.

A capoeira é entendida como um misto de dança, luta, ginástica, arte corporal, hoje considerada um dos  FOLCLORES realizados no Brasil.

O ensino de capoeira representa uma oportunidade para a integração entre diferentes componentes curriculares como história, educação física, geografia, física, artes, música e outros, além de mobilizar os setores do desporto, turismo, meio ambiente, saúde, segurança e outros

Como será a aula? As aulas serão ministradas pelo professor instrutor Diego Regis C.Moreira uma vez por semana, quatro vezes ao mês  duração de 01h30min de aula. Com aulas práticas, teórica e de música. Durante as aulas devem-se considerar as características: cognitivas, corporal, afetiva, estética, de relação interpessoal e intrapessoal. Deve-se também discutir regras e atitudes de cada participante.

Aula prática
Nas aulas práticas os alunos serão incentivados a confeccionar instrumentos, a treinar golpes e a promover rodas a cada um mês na escola, para toda a comunidade. O jogo deve ser na forma de inserção social, (todos numa mesma sincronia e respeito mútuo), sem discriminação física, racial, social ou sexual. Para que os objetivos propostos sejam atingidos não será tolerada qualquer forma de agressividade ou indisciplina dentro ou fora da escola. Caso algum desses dois fatos vier a acontecer, o aluno será advertido, sendo que, em três reincidências o mesmo será expulso do projeto.

Aulas teóricas
Nas aulas os educandos se informarão sobre os fundamentos e a história da capoeira. Espera-se despertar a criticidade, desenvolvendo a auto-avaliação sobre as atitudes de cada um.

Aulas de música
As aulas de música proporcionarão aos alunos um momento de descontração o professor deverá incentivar o aluno a se manifestar de maneira particular, onde todos devem respeitar essas particularidades. Com isso o professor abrirá mão de qualquer recurso tecnológico, para valorizar os instrumentos musicais da capoeira.

11.RECURSOS NECESSÁRIOS
Calça de elanca;
Camisas;
Atabaques;
Pandeiros;
Agogôs;
Berimbau.

12.CONCLUSÃO
Por tudo isto é que sentimos cada vez mais forte que a missão de lutar por um mudo melhor está em atitudes como estas parcerias, o investimento na educação e no esporte como base para gerar cidadãos de bem.

Esse trabalho vem buscando dar uma ênfase a questões culturais de caráter popular, lutando pela cidadania, no combate ao preconceito racial, na elevação da auto-estima da criança e do adolescente; auxiliando na construção de sua identidade social, buscando reaproximar a escola das culturas populares.

O objetivo fundamental da capoeira pedagógica não é a performance dos jogadores. Muito mais do que o desempenho físico do jogador, o que se visa é atingir a consciência do aluno. Não se trata, então, de formar jogadores de capoeira, mas de ajudar na formação de seres humanos capazes de lidar com a diferença, com a alteridade, tornando-se mais livre de preconceitos e mais tolerantes.

Conhecemos a influência da Capoeira em vários domínios da vida de crianças, adolescentes e jovens, e a oportunidade de participar de grupos de capoeira na sua própria escola, certamente é uma oportunidade ímpar para que esses alunos entrem em contato com uma parte da cultura brasileira e usufruam dos benefícios que a prática de Capoeira pode trazer para eles.

ATUO NO PROJETO GINGA LINHARES NOS DIAS DE SEGUNDAS E QUARTAS DAS 18h30min ÀS 20h30min NO CEIM JOSE ELIAS NO BAIRRO LINHARES V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário