sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Projeto: Leitura e Poesia

Professor(a): PATRICIA GOMES CLAUDINO

1 - IDENTIFICAÇÃO:

1.1- Nome do projeto: Leitura e Poesia
1.2- Nome do idealizador: Patricia Gomes Claudino
1.3- Nome da instituição: Ceim “ José Elias”.
1.4- Equipe de execução do projeto: Professores
1.5 Nível de ensino ou especificidades da instituição: Educação Infantil
1.6 Coordenação: Professores


                       
2 – SITUAÇÃO GERADORA E JUSTIFICATIVA (Por que realizar o projeto?)

A poesia e um gênero literário quase que natural para a infância, ao contrario do que pensamos ou imaginamos, metáforas e outras estruturas literárias não são difíceis para as crianças. O que são poesias afinal, senão brincadeiras com palavras e sentidos? Precisamos defender a leitura constante da poesia com as crianças, na escola, em casa. Nos professores e a família temos um papel fundamental, cultivar a leitura e a audição de poesias.
A escola deve ser um lugar em que a convivência com a poesia aconteça de fato, permitindo a criança o contato com diferentes estilos e autores literários. Com o projeto poesia queremos descobrir o que ao alunos sabem sobre poesia, ampliar seu repertorio através da linguagem oral e escrita entre outras áreas de conhecimento.


3 – OBJETIVO GERAL (O QUE QUEREMOS REALIZAR?)

Motivar a leitura e a interpretação de textos como fundamentos de compreensão de mundo e construção de conhecimento e cidadania.


4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS (O que fazer?)


1.

- Brinca com a sonoridade das palavras;
-Ampliar o repertório literário;
- Construir um conhecimento sobre o gênero literário.

2.

- Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir;
- valorizar a entonação de voz, fluência , ritmo, e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.

3.

- Aprender a expressa- se em grupo;
- Conhecer a prática social de um sarau.

– RESULTADOS ESPERADOS (Onde chegar?)

5.1 – Resultados esperados com relação aos alunos ou funcionários.
* Conscientizar e mudar a postura em relação a convivência com a poesia.

5.2 - Resultados esperados com relação aos professores ou coordenadores e/ou diretores da escola.
Incentivo e motivação para com alunos na realização do projeto leitura e poesia 
5.3 - Resultados esperados com relação ao RH da escola.
Apoiando e incentivando aos alunos e docentes para o êxito e sucesso de todo o projeto.



6- ABRANGÊNCIA E CONTEXTO (Onde atuar? A quem beneficiar?)

O projeto abrangerá todos os alunos de 1 a 5 anos da Escola Municipal de Ensino de Educação infantil “Ceim José Elias” do município de Linhares(ES) no Linhares V, envolvendo todos  os professores e os demais profissionais da escola a participarem efetivamente da realização do projeto.


7 – PLANO DE AÇÃO (Como agir?)


 AÇÃO A- Acomodar os alunos em circulo, escolher poesias e ler para a eles.
 AÇÃO B- Leitura e análise de vários gêneros textuais e divulgação sobre o assunto.
 AÇÃO C- Expressar os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza.
 AÇÃO D– Realizar pesquisa com os pais e familiares se gostam de poesia, se conhece alguma de cor.
 AÇÃO E- Fazer uma lista de poesias preferidas pela turma.
 AÇÃO F– Propor a idéia de um sarau das poesias momerizadas (mesmo não sabendo ler convencionalmente).
 AÇÃO G– Promover situações de escrita a partir de algumas poesias.
AÇÃO H- Exposição dos trabalhos realizados em sala ( cartaz, pintura e caderno de poesia).

8 – DESDOBRAMENTOS DAS AÇÕES EM ATIVIDADES. (Agindo?)

 AÇÕES
ATIVIDADES
RESPONSÁVEIS
AÇÃO
   A
Levantamento de dados, (leitura e roda de conversa).
Todos os professores envolvidos no projeto.
AÇÃO
    B
Análise de vários gêneros textuais.
Todos os professores.
AÇÃO
    C
Expressar os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza.
Todos os professores
AÇÃO
    D

Realizar pesquisa com os pais e familiares e convidá-los a vir recitar uma poesia.
Todos os professores
AÇÃO
    E
Fazer uma lista de poesias preferidas.
Todos os professores.
AÇÃO
    F
Propor a idéia de um sarau.
Todos os professores
AÇÃO
    G
Promover situações de escrita.
Todos os professores.
AÇÃO H
Exposição de Trabalhos
Todos os professores envolvidos no projeto.


9 – ORÇAMENTO (Quanto custa o projeto de trabalho?)
                         PREVISÃO DE RECURSOS E ORÇAMENTO

Cartolina
10,00
30 dias
Pinceis atônicos
-
30 dias
Cola
-
30 dias
Cx de tinta guaxe
-
30 dias
10.2 MATERIAL PERMANENTE
 DESCRIÇÃO
CUSTO PREVISTO
TEMPO PREVISTO
DVD
-
1 vez na semana
Filmes, musica, historias ilustradas
-




10 – MONITORAMENTO (Como anda o projeto?)

RELATÓRIO
  Semanal
RELATÓRIO Semanal
RELATÓRIO
  Semanal
RELATÓRIO
  Semanal
RELATÓRIO
  Semanal



11 - PLANO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO (Avaliando o projeto?)
11.1 – INDICADORES DE RESULTADOS

QUEM
RESULTADOS ESPERADOS
INDICADORES DE RESULTADOS

ALUNOS/
FUNCIONÁRIOS

Mudança e  postura em relação a leitura e interpretação de gêneros literários.

65%

EDUCADORES/
COORDENARORES ou DIRETORES
Apoio e incentivo aos alunos e docentes para o êxito e sucesso de todo o projeto. Construir coletivamente                          conhecimento sobre o a importância da poesia na vida da criança.




70%


COMUNIDADE

Trazer a comunidade para  perto da escola, através do trabalho com as crianças.

50%



Um comentário:

  1. Isso é exatamente o que eu estava procurando. Vc está de parabéns! Projeto maravilhoso!

    ResponderExcluir