Turma: 03 anos
Professora: Sandra Helena Merlo
Pedagoga: Rosiana Fábia Lopes
Gestora: Fabiana S.F.Ferraz
TURMA: 2 a 4 ANOS
JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO O INTERESSE QUE AS CORES DESPERTAM NAS CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS, ESCOLHI ESTE TEMA PARA EXPLORAR A EXPRESSÃO CORPORAL DE MANEIRA LÚDICA, CRIATIVA E ESPONTÂNEA, DANDO OPORTUNIDADE PARA EXERCEREM O DIREITO DE BRINCAR, DESENVOLVENDO ASSIM O PRÓPRIO SER E CONSEQUENTEMENTE AS RELAÇÕES COM OS OUTROS INDIVÍDUOS.
OBJETIVOS:
· RECONHECER AS CORES QUE OS RODEIAM;· SABER APRECIAR A NATUREZA ( A BELEZA DO CÉU, DO MAR, DAS ÁRVORES E DAS FLORES);
· APRIMORAR A LINGUAGEM ORAL GESTUAL.
DESENVOLVIMENTO:
INICIAREMOS O PROJETO TRABALHANDO ALGUMAS CORES DO ARCO-ÍRIS: AMARELO, AZUL, VERDE E VERMELHO. SERÁ APRESENTADA ÀS CRIANÇAS UMA COR POR SEMANA. DURANTE ESSE PERÍODO, SERÃO REALIZADAS VÁRIAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO TEMA.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:· MÚSICAS;
· HISTÓRIAS;
· PINTURAS COM GUACHE, GIZ DE CERA E GIS DE QUADRO MOLHADO;
· PAINEL DECORATIVO;
· RECORTE E COLAGEM DE PAPÉIS;
· COLA COLORIDA;
· PAPÉIS AMASSADOS;
· ATIVIDADES COM MASSINHA;
· CONFECÇÃO DE MASSINHA CASEIRA;
· TRABALHO COM BARRO;
· PAPEL PICADO;
· JORNAIS, REVISTAS;
· TRABALHAR SONS (MILHO, PEDRA, ARROZ, FEIJÃO);
· RELAXAMENTO;
· FANTOCHE;
· DEDOCHE.
RECURSOS:
· MÚSICAS
· GRAVURAS
· GUACHE
· PAPÉIS COLORIDOS
· TINTAS
· GIZ
· MASSA DE MODELAR
· LIVROS
· CARTAZES
AVALIAÇÃO:
A AVALIAÇÃO SERÁ REALIZADA DURANTE TODO O PROJETO, OBSERVANDO O INTERESSE E O DESENVOLVIMNETO DAS CRIANÇAS, PERMITINDO MODIFICAÇÕES QUE VENHAM ATENDER AOS ANSEIOS DAS CRIANÇAS.
SUGESTÕES DE MÚSICAS QUE PODERÃO FAZER PARTE DO PROJETO:
TUDO AZULO AZUL É A COR DO CÉU
O AZUL É A COR DO MAR
COM OLHINHOS BEM ABERTOS
TUDO AZUL VOU ENXERGAR. (CIRANDA-CIRANDINHA)
OBS: DESTACAR A COR AZUL
MEU PINTINHO AMARELINHO
MEU PINTINHO AMARELINHOCABE AQUI NA MINHA MÃO
NA MINHA MÃO
QUANDO QUER COMER BICHINHO
COM SEU PEZINHO ELE CISCA O CHÃO
ELE BATE AS ASAS
ELE FAZ PIU -PIU
MAS TEM MUITO MEDO É DO GAVIÃO.
OBS: DURANTE A MÚSICA DESTACAR A COR AMARELA, USANDO PAPEL CREPOM. PODERÁ TAMBÉM
USAR MÁSCARAS DOS PINTINHOS.
A COR VERMELHA
A MAÇÃ É BEM VERMELHA
E O TOMATE É O SEU PAR
COM TINTA VERMELHINHA
UM CORAÇÃO VOU PINTAR. (SAMBALÊLÊ)
OBS: PODEM NESTE MOMENTO, TODOS JUNTOS, PINTAREM UM ENORME CORAÇÃO.
A COR VERDE
BEM VERDINHA É A GRAMA
QUE ENFEITA O JARDIM
TAMBÉM É O ESPINAFRE
QUE FAZ TÃO BEM PRA MIM.
ARTES:
· COM AS CRIANÇAS EM RODINHA O PROFESSOR DEVERÁ FAZER A EXPERIÊNCIA DE MISTURAR AS CORES.
· APÓS A MISTURA DAS CORES, O PROFESSOR USARÁ AS TINTAS PARA MONTAR UM PAINEL ( A CRITÉRIO DE CADA UM ).
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
3 VIDROS DE GUACHE VERMELHO
1 VIDRO DE GUACHE VERDE
1 VIDRO DE GUACHE AMARELO
1 VIDRO DE GUACHE AZUL
DIANTE DAS CRIANÇAS MISTURAR DUAS CORES DE CADA VEZ: VERMELHO COM AMARELO, VERMELHO COM BRANCO, VERMELHO E AZUL E AZUL E VERDE.
CULMINÂNCIA:
AO TÉRMINO DOS TRABALHOS FAREMOS UM ARCO-ÍRIS NA SALA DE AULA UTILIZANDO AS CORES TRABALHADAS. TAMBÉM CONFECCIONAREMOS UM BARANGANDÃ, E JUNTO COM AS CRIANÇAS FAREMOS UMA SALADA DE FRUTAS.
CANTAREMOS A MÚSICA “ARCO-ÍRIS” DA XUXA PARA COMEMORAR NOSSO TRABALHO.REFERÊNCIAS:
*DIA A DIA DO PROFESSOR MATERNAL
*EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO COTIDIANO
Nenhum comentário:
Postar um comentário