quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Histórico

O bairro Linhares V, no ano de 1986 era formado por uma população muito carente. Os pais tinham grande necessidade de deixar seus filhos com alguém para que pudessem trabalhar. Diante dessa situação, os moradores procuraram uma pessoa de conhecimento amplo para ajudar a resolver o problema. A solução encontrada foi a reinvidicação de uma creche para o bairro, assim sendo, procuraram dona Joana Paixão de Souza, por ser a líder comunitária na época. Juntamente com sua filha Edna Paixão de Souza (in memorian), fizeram um abaixo assinado com várias assinaturas e o levaram ao então Prefeito Samuel Batista Cruz (in memorian), que atendeu a essa reinvidicação com uma atenção especial e, com menos de 90 dias a Creche Linhares V já estava construída, denominada Creche Passo a passo.
Para iniciar o funcionamento, o prefeito teria que contratar alguns funcionários, e foi assim que ele deu prioridade às mães do próprio bairro, porque ali poderiam matricular os seus filhos e também trabalhar. Foram escolhidas as mais carentes e contratadas 35 funcionárias. A coordenadora ficou sendo dona Joana, que dividiu as 35 funcionárias entre cozinha, faxina e berçário. Elas não tinham experiência nenhuma para trabalhar com crianças, mas faziam tudo com carinho e dedicação. As crianças não tinham nenhuma orientação pedagógica, apenas recebiam cuidados e alimentação. Foram matriculadas 120 crianças que ficavam sobre o regime de semi-interno, pois o funcionamento era das 6:00 às 18:00h.
Por conhecer a necessidade do bairro, o prefeito Samuel Batista Cruz pediu que fosse servida alimentação para as crianças que tinham idade para freqüentar a creche, e assim foi feito, mais de 80 crianças matriculadas. O nível sócio-econômico era muito baixo, os pais não tinham como alimentar seus filhos, pois estavam desempregados ou ganhavam muito pouco. Foi escolhida uma funcionária para que ensinasse às crianças, mas os resultados eram insuficientes, pois, além de não ter formação adequada, também não tinha nenhuma experiência em educação infantil.
Assim teve início à creche Linhares V. Com o tempo, muitas coisas foram se modificando. Novas eleições, novos funcionários fizeram mudar o sentido da educação do Brasil. Linhares não foi diferente, e na creche muita coisa mudou. Recreadoras passaram por cursos de treinamento, professores foram sendo capacitados e a história da creche Linhares V mudou completamente. Mudou também o nome, passando a chamar Centro de Educação Infantil Municipal “Passo a Passo”, sendo integrado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Funciona no mesmo local, e possuem 04 salas de aula, 01 secretaria, 01 cozinha, 01 dispensa e 03 banheiros para alunos e funcionários.
Os professores lecionavam conteúdos didáticos para essa faixa etária, e as recreadoras trabalhavam com atividades de recreação dirigida, contando com a participação de todo o grupo de funcionários. A escola oferece Educação Infantil na faixa etária de 01 a 05 anos, atendendo em horário parcial e integral em sua maioria. No ato da matrícula para o horário integral era exigido um comprovante de que a mãe trabalhava fora de casa. No horário parcial, essa exigência não era preciso, pois entendemos que a formação da criança se dá no desenvolvimento dos aspectos cognitivos, sociais, afetivos e psicomotores, desse modo, freqüentando a escola a criança tinha seus direitos garantidos.
As características da população atendida e da comunidade onde a escola está localizada se assemelham. É uma população carente em todos os aspectos, com casos de extrema pobreza. O bairro onde a escola está instalada possui uma infra-estrutura boa (rede de esgoto, água, luz e telefone), com as vias de acesso pavimentadas, seus moradores trabalham no comércio local, na lavoura, em indústrias moveleiras, em casas de família etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário